O Procurador-geral do Estado,, participou, na tarde de ontem (11), da cerimônia de assinatura dotermo de adesão ao protocolo de intenções do Programa “Antes que Aconteça”, voltado ao enfrentamento e à prevenção da violência contra a mulher. O evento ocorreu no auditório Edigardo Ferreira Soares, na sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB), no Centro, de João Pessoa, e reuniu autoridades dos poderes públicos e representantes da sociedade civil.
Na ocasião, Fábio Brito ressaltou a importância da união institucional no fortalecimento das políticas públicas de proteção às mulheres. “A Paraíba reafirma hoje seu compromisso em construir ações cada vez mais eficazes, com a integração de esforços entre os poderes e a sociedade. Essa é uma causa que não admite retrocessos, pois trata da vida e da dignidade das mulheres”, destacou.
O protocolo foi assinado pelo Procurador-geral de Justiça do MPPB, Leonardo Quintans; pela Senadora Daniella Ribeiro, idealizadora e Coordenadora Nacional do programa; pelo Conselheiro do CNMP, Antônio Edílio Magalhães; pela Coordenadora estadual do programa, Camila Mariz Ribeiro.
A adesão prevê a instalação de Salas Lilás, espaços de acolhimento humanizado para mulheres em situação de violência, além de outras ações educativas e preventivas. O programa já conta com iniciativas pioneiras na Paraíba, como a implantação de salas em João Pessoa e Campina Grande, a Casa de Acolhimento Sílvia Mariz Fernandes e campanhas de mobilização social.