A advogada, jornalista, radialista e assessora da Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba (PGE-PB),Adriana Rodrigues, integrou a Delegação Paraibana na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), realizada em Brasília, e participou ativamente, na quarta-feira (30), do segundo dia de atividades do evento.
Durante a conferência, Adriana compôs o grupo de discussão e deliberação do Eixo 11 – Cultura, Esporte, Comunicação e Mídia, espaço destinado à análise das propostas encaminhadas pelas conferências estaduais de todo o país.
Das 24 propostas aprovadas nas etapas estaduais, a delegação nacional definiu três prioridades, uma para cada área temática, que seguiram para a plenária final, realizada nesta quinta-feira (1º).
Entre as propostas aprovadas, destaca-se a que prevê a regulamentação da comunicação com equidade de gênero, considerada estratégica para promover diversidade, representatividade e respeito às mulheres nos meios de comunicação.
Antes da etapa nacional, a conferência foi realizada em níveis municipais e estaduais, reunindo mulheres representantes do poder público, movimentos sociais e populares, universidades e demais segmentos organizados. Além de Adriana Rodrigues, a delegação paraibana contou com representantes de diversos órgãos do Estado e de entidades da sociedade civil.
Durante os três dias de conferência, as participantes contribuíram nas discussões temáticas e na votação das 15 propostas finais, que irão compor o documento nacional de referência para o fortalecimento das políticas públicas para mulheres em todo o país.
O encontro em Brasília marcou a definição de prioridades para a ação pública com encaminhamentos destinados tanto ao Governo Federal quanto às demais esferas de poder. As propostas aprovadas poderão resultar em novas leis, programas e projetos, representando um marco significativo para mais de 110 milhões de mulheres brasileiras.
Jornalista Adriana Rodrigues
“Foi uma honra representar a Paraíba neste espaço coletivo e histórico, em que reafirmamos a importância da cultura, do esporte e da comunicação como instrumentos de transformação social e de fortalecimento das políticas públicas para as mulheres”, ressaltou Adriana Rodrigues.
A 5ª CNPM reúne mulheres de todos os estados brasileiros, representantes de movimentos sociais, instituições e do poder público, com o objetivo de formular diretrizes para a atualização do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.